• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
19/08/2020
Imagem: fxquadro, de envatoelements Imagem: fxquadro, de envatoelements

Você sabia que existe um curso técnico em Veterinária? Pois é, quem ama bichinhos e não vê a hora de poder trabalhar pertinho deles encontrou aqui um curso para chamar de seu!

Trabalhar nessa área tem vantagens importantes, como a estabilidade do mercado pet, afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil teve, em 2019, o 4º maior faturamento mundial nesse mercado, e o setor só tem crescido nos últimos anos.

Além disso, só a população de pets (ou seja, de animais domésticos) no Brasil, ainda considerando o ano de 2019, atingiu o número de mais de 141 milhões de animais de diferentes espécies, distribuídos por todo o país. Esses números ajudam a entender a relevância do profissional técnico em Veterinária no país.

Mas, como funciona o curso técnico em Veterinária? Calma, que nós vamos contar tudo para você. Confira abaixo:

O que é um curso técnico?
Os cursos técnicos estão categorizados como parte do Sistema de Ensino Brasileiro. Ao contrário da graduação, que tem como foco aprofundar o conhecimento em uma área, o técnico é totalmente voltado para o mercado de trabalho.

Os técnicos são anteriores ao Ensino Superior (ou seja, não equivalem à graduação) e podem ser realizados durante o Ensino Médio ou, então, integrado a ele (juntando as disciplinas regulares com as práticas).

O que faz o técnico em Veterinária?
Ele é o profissional que auxilia o médico veterinário nos cuidados do dia a dia com os animais. Sob supervisão, o técnico em veterinária pode aplicar medicamentos, preparar banho e tosa, dar assistência cirúrgica ao médico veterinário, cuidar da nutrição e da higiene dos pets, além de, na saúde pública, atuar no controle de zoonoses.

Para ter sucesso nessa profissão, o técnico em Veterinária deve, é claro, gostar de animais dos mais diversos tipos e não ter problemas ao lidar com sangue, pois pode precisar ter contato com animais feridos. Você se identificou com esses requisitos? Então continue a ler este texto para saber mais sobre a profissão.

Como é o mercado de trabalho para o técnico em Veterinária?
Quem pensa que esse profissional só atua em pet shops está bastante enganado. O mercado de trabalho para o técnico em veterinária é extenso, contemplando clínicas e hospitais veterinários, casas agropecuárias, haras, fazendas, zoológicos e até frigoríficos.

A saúde pública também tem vez, por meio de secretarias de saúde. Há opções para todos os gostos dos profissionais que optam pela área!

Além disso, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil em 2018, apesar da maior parte dos animais de estimação estarem na região sudeste, há grande distribuição da sua concentração, principalmente entre as regiões Nordeste e Sul, o que aumenta as possibilidades de emprego após a formatura do estudante do curso técnico em Veterinária.

O que um aluno de curso técnico em Veterinária estuda?
O curso técnico em Veterinária apresenta disciplinas que trazem informações sobre a anatomia e fisiologia dos animais, procedimentos laboratoriais, nutrição e assistência a animais de todos os portes.

Por estar enquadrado na modalidade técnica, o curso conta com bastante prática, permitindo que o aluno saia bem preparado para o mercado de trabalho, dominando técnicas e sabendo sobre o dia a dia da profissão.

Apesar de ser um curso voltado ao mercado, em algumas escolas o estágio não é obrigatório. Por isso, é importante conversar com a instituição que você escolher para entender como funciona o processo por lá.

Qual é a duração média do curso técnico em Veterinária?
A duração do curso depende de cada instituição de ensino, mas, geralmente é finalizado entre 18 e 24 meses.

O técnico em Veterinária precisa de registro em algum órgão federal?
Não, não é necessário ter registro em órgãos federais nem regionais para poder exercer a profissão, apenas concluir o curso, cumprindo todos os requisitos da instituição de ensino.

Qual é o salário médio de um técnico em Veterinária?
O salário médio de um técnico em Veterinária é de cerca de R$ 1.300,00, podendo chegar a até R$ 2.128,00 em algumas empresas.

Por que fazer um curso técnico?
Você gostou do curso técnico em Veterinária, mas ainda não tem certeza se essa é a modalidade ideal para você? Não se preocupe, nós vamos contar um pouco mais sobre ela, assim vai ficar bem mais fácil decidir.

Um dos grandes diferenciais de fazer um curso técnico é ter o ensino voltado para a prática. Diferentemente do ensino superior, esta é uma modalidade que tem bastante foco no dia a dia do mercado de trabalho. Isto capacita os profissionais que se formam nos cursos técnicos a atuarem rapidamente na área escolhida.

Outro diferencial importante é a sua duração, afinal, eles são muito mais curtos do que uma graduação na faculdade. Enquanto o curso em uma faculdade de Medicina Veterinária dura, em média, 5 anos, o curso técnico leva, em geral, até 2 anos para ser concluído. Por isso, se você tem pressa, essa é a modalidade ideal para você!

fonte: Quero bolsa