• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
13/05/2020 Por Luiz Gomide Ferraz - colaboração de Everton Pacheco

Considerando o contexto de fábricas de ração animal, os gerentes e diretores das empresas normalmente precisam atentar-se à diversos fatores, tais como, a qualidade das matérias primas utilizadas, a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, o volume de produção necessário para atender aos diferentes produtos vendidos dentro do prazo de entrega acordado com os clientes, entre outros.

 

Nem sempre é possível dedicar tempo à análise das contas de energia, porém essa ação se faz extremamente necessária visto que sua empresa pode estar pagando mensalmente altos valores com multas devido à energia reativa, sendo este um problema bastante fácil de se resolver, com a simples instalação de bancos de capacitores bem dimensionados.

 

Os Bancos de Capacitores consistem em quadros elétricos destinados à correção do Fator de Potência. A correção é necessária sempre que cargas indutivas são acionadas pela rede da concessionaria, criando uma defasagem entre as fases, gerando desta forma a necessidade de correção por parte do cliente, pois caso deixe esta defasagem retornar na rede de alimentação a fornecedora, (concessionaria) cobrará através de multas a absorção e correção necessária.

 

O Fator de Potência é a relação entre as três potências existentes: reativa (kVAr), aparente (kVA) e a ativa (kW), que nada mais são do que denominações para as diferentes maneiras com que os equipamentos utilizam a energia elétrica. A potência reativa é a energia gasta no sistema elétrico e que não é reaproveitada, isso gera muitos gastos e por esse motivo que é necessária a instalação dos Bancos de Capacitores.

 

Estes problemas são reflexo do mal aproveitamento da energia elétrica, que na maioria das vezes tem como origem o uso de um baixo fator de potência pelas cargas. É necessário então corrigi-lo, dimensionando e utilizando corretamente os equipamentos, ou instalando Bancos de Capacitores.

 

Os Bancos de Capacitores são painéis elétricos que controlam as oscilações de potência dos equipamentos. Eles podem ser instalados por grupos de cargas, ou seja, em um setor com diversas máquinas para correção de fator de potência coletivo ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido. Esta última solução é tida como a melhor em uma visão técnica.

 

A instalação e manutenção de bancos de capacitores deve ser monitorada, pois caso a carga indutiva esteja baixa, o que ocorre em épocas de baixa produção e férias coletivas, deverá ser desligado o banco, pois o excesso de carga capacitiva também compromete o Sistema Elétrico de Potência. O valor do Fator de Potência é registrado por medidores de watt-hora eletrônicos, instalados em medição de energia elétrica pelas concessionárias, sendo esse valor igual ou acima de 0,92.

 

A instalação destes produtos pode levar à uma economia significativa nas contas de energia. A FERRAZ está apta a fornecer bancos de capacitores para sua indústria, consulte-nos!

 

Faça um Orçamento



Whatsapp