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23/10/2020

Os brasileiros amam seus bichinhos de estimação e não medem esforços para agradá-los. Para se ter uma ideia da força desse mercado, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em faturamento com produtos voltados para pets, além de ser o terceiro em população total de animais domésticos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). para Animais de Estimação (Abinpet). Com as mudanças provocadas pela pandemia, em que os negócios começaram a buscar novos modelos para alcançar os clientes de maneira voltada à proteção da saúde, o mercado pet não ficou de fora.

Diante disso, ela resolveu aproveitar o momento para fazer um levantamento de qual era o público da empresa, com quem já tinha relações comerciais e como seria possível desenvolver algo novo que estaria alinhado com isso. Enquanto buscava alternativas, ela teve a ideia da Beaut, uma marca natural de produtos de higiene para os animais. “Eu tenho uma cachorra com necessidades especiais, por isso sempre precisei usar produtos de higiene mais naturais, só que o acesso nem sempre era fácil. Pensando nisso, decidi criar minha própria linha de forma artesanal”, diz.

Para desenvolver os produtos, ela contratou uma profissional para ajudar com a composição química, mas logo se deparou com todas as exigências para lançar algo no mercado – ainda mais em se tratando de itens relacionados à saúde animal. Para ajudá-la com isso, Sharlene recorreu ao Sebrae para fazer com que a Beaut possa sair do papel. “Nesse processo, eu consegui uma vaga no Sebraetec, que está me oferecendo muito apoio. Enquanto uma consultora trabalha com briefings para o desenvolvimento dos produtos, posso me focar nas estratégias de marketing e vendas”, afirma.

Apesar de toda a crise causada pela situação da Covid-19, o mercado pet não sofreu um grande impacto comparado a outros segmentos. Segundo a consultora do Sebrae-SP Vanessa de Lima e Silva, mesmo que o faturamento tenha caído durante a pandemia, ainda existe muito potencial de crescimento. “Uma pesquisa do Sebrae publicada em julho mostrou que o mercado pet está com o faturamento 24% abaixo do pré-crise. Mesmo com esses números, não podemos deixar de considerar que o setor apresentou uma evolução de 6,2% em 2020”, diz.

Para a consultora, a solidão de muitas pessoas no home office e, para aqueles que já convivem com animais domésticos, o tempo maior passado com esses companheiros, contribuem para esse cenário. “Nesse período, tivemos um significativo aumento no número de adoções, somado ao fato de que os donos também estão podendo desfrutar mais dessa parceria. A elevação dos pets a membros da família é um fator que impulsiona esses dados”, finaliza.

Essa nova rotina dos “pais de pets” ajuda a entender melhor sobre a saúde e os comportamentos dos animais. E, algumas vezes, é desse convívio que surgem as ideias para novos empreendimentos. Exemplo disso é o caso de Murilo Coelho Ferraz, fundador da Obentô Pet, um serviço de produção e entrega de alimentação natural para os animais. “A ideia da empresa surgiu quando eu levei minha cadela no veterinário para tratar um problema urinário. Na época, a médica me disse que poderia ser a ração e me passou algumas receitas de refeições naturais para substituir”, lembra.