• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
03/01/2022
Por tycoon101, de envato elements Por tycoon101, de envato elements

Tecnologias nutricionais promovem mais frescor e qualidade na carne do pescado

Oferecer um pescado com qualidade nutricional e frescor está entre os principais objetivos dos produtores de peixes e camarões e, para isso, alguns desafios precisam ser superados ao longo do manejo. Um deles é o gosto de barro ocasionado pela presença da substância geosmina, que tem um grande impacto negativo junto ao público consumidor. Outro problema é a perda de líquido por gotejamento, também conhecida como driploss, que reduz o tempo de prateleira da proteína.

Para a gerente de vendas para aquicultura da Alltech, Carolina Farias, “é preciso ter cuidados desde o manejo, passando pela nutrição até o processo de abate”. Para o problema do gosto de barro, Carolina indica o uso do “Aquate Off Flavor”, um adsorvente da geosmina na alimentação dos animais, que deve ser utilizado um período antes do abate, o que impede que a toxina entre na corrente sanguínea do peixe e se deposite na gordura do filé. Essa tecnologia deve ser utilizada especialmente nas épocas mais chuvosas e quentes, período em que a substância é mais comum.

Para a questão do gotejamento, a especialista recomenda na ração dos peixes o uso do Aquate MQ, um blend de soluções naturais que auxilia na proteção das células e na modulação da fisiologia do animal. “Um estudo feito pela Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da UNESP, em parceria com a Alltech, mostrou que a inclusão do Aquate MQ na fase de terminação reduziu de 33% a 56% a perda de água do filé por descongelamento”, diz Carolina.

Outra forma de promover melhor qualidade da carne do peixe é por meio do enriquecimento de compostos focados no consumidor final, entre eles o selênio e o ômega 3 DHA. De acordo com a zootecnista, esses elementos proporcionam diversos benefícios para pessoas que buscam uma vida mais saudável, envolvendo desde ação anti-inflamatória, controle dos níveis de colesterol e glicemia, e prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais. Para o enriquecimento de selênio e de DHA são indicados o Sel-Plex e o Allpro, respectivamente. 

Fonte:https:panoramadaaquicultura.com.br