• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
06/03/2019
Imagem retirada de https://claudia.abril.com.br/blog/querido-pet/como-as-racoes-ajudam-na-saude-bucal-dos-caes-e-gatos/ Imagem retirada de https://claudia.abril.com.br/blog/querido-pet/como-as-racoes-ajudam-na-saude-bucal-dos-caes-e-gatos/

Combater os problemas dentários dos animaizinhos domésticos pode ser mais fácil do que parece. Segundo uma revisão de estudos conduzida em São Paulo, os cuidados com a saúde dos dentes dos cães e gatos podem ser feitos com rações.

Um dos trabalhos analisados pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) revelou que a comida de  pets reduz em 55% o acúmulo de tártaro nos dentes, sendo que 60% dos animais doméstico têm doenças periodontais.

Segundo a Revista Saúde, o veterinário Marcio Antonio Brunetto, um dos responsáveis pelo trabalho, contou que é uma ração química entre os fosfatos das rações e o cálcio da saliva que minimiza a formação de placa bacteriana. “Por ser duro, o grão também causa atrito nos dentes. Isso ajuda a desorganizar a placa”, explica.

De acordo com o pesquisador, a comida natural, por exemplo, preparada em casa ou por empresas especializadas, poderia ter o efeito oposto. “O alimento mole favorece problemas devido à maior presença de água e à ausência dos aditivos da ração”, completa.

Além das rações, existem outras métodos de limpeza que você pode fazer. Escovar três vezes por semana com produtos próprios para os animais, dar petiscos e guloseimas específicas para melhorar a saúde da boca, procurar enxaguantes bucais e até cápsulas de chá verde e ômega-3 com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar no combate às doenças.

Uma visita anual ao dentista também é indicado, assim, um profissional pode fazer as recomendações corretas.

fonte: Revista Claudia