• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
13/02/2017

A participação da indústria de alimentos para animais domésticos dos EUA no mercado global de exportações pet food está diminuindo.

O mercado norte-americano continua a ser o maior da indústria global de alimentos para animais, mas a participação dos EUA no mercado global de exportação de pet food diminuiu desde 2011. Agora, a revisão do presidente Trump nas relações comerciais dos EUA lança dúvidas sobre o futuro das exportações de alimentos para animais nos Estados Unidos, de acordo com Gina Tumbarello, da American Feed Industry Association, durante apresentação no International Production and Processing Expo (IPPE) em janeiro em Atlanta na Geórgia, EUA.

A França lidera o mundo em exportações de alimentos para animais, seguido pela Alemanha, de acordo com Gina Tumbarello. Os EUA mantiveram o segundo lugar até 2015, mas agora estão em terceiro lugar. A Holanda aumentou suas exportações de alimentos para animais e agora está se aproximando do número dos EUA.

Desde 2011, as exportações de alimentos para animais também perderam participação de mercado quanto a volume. Nos Estados Unidos caíram de 11,4% em 2011 para 9,5% em 2015. As exportações de pet food diminuíram 11 mil toneladas métricas (TMT) entre 2011 e 2015, representando uma queda de US$ 32 milhões em valor.

A influência de Trump no mercado pet food internacional

Com a retirada dos EUA da Parceria Trans-Pacífico, o Presidente Trump mudou a perspectiva para as exportações de alimentos para animais de estimação dos EUA para o Japão, Canadá, México, Austrália e outros países membros da TPP (do inglês Trans-Pacific Partnership). O TPP teria reduzido as tarifas de alimentos para cães e gatos, disse Tumbarello. O acordo comercial também teria abordado questões fitossanitárias.

Em 2015, a indústria de alimentos para animais nos EUA exportou 286 TMT de alimentos para animais para países membros da TPP com um valor de US$ 967 milhões.

Principais mercados de exportação de alimentos para animais nos EUA

O Canadá ocupa o primeiro lugar nas exportações de pet food nos Estados Unidos, seguido por Japão, México, Austrália e Filipinas. As importações canadenses de alimentos para animais dos Estados Unidos não podem ser muito afetadas pela retirada dos Estados Unidos da TPP. No entanto, a exportações dos EUA para o Japão vem perdendo terreno nos últimos anos. As exportações pet food da Tailândia para o Japão cresceram de 270 TMT em 2011 para 430 TMT em 2015.