• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
28/06/2019
Imagem retirada de https://www.jb.com.br/colunistas/jbicho__cia/2019/06/1006573-confira-dicas-para-ensinar-o-seu-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-lugar-certo.html Imagem retirada de https://www.jb.com.br/colunistas/jbicho__cia/2019/06/1006573-confira-dicas-para-ensinar-o-seu-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-lugar-certo.html

Muitos tutores buscam a ajuda de adestradores para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local certo. Dei sorte com Frederico e Amora, pois ela veio adulta e ele chegou idoso, então não precisei ensinar nada. É só colocar o jornalzinho que a galera faz. Brigitte veio com 45 dias e tive que ensinar tudo, até o tal 'pipidog' eu pingava no jornal. Mas nada melhor do que um médico veterinário para nos orientar. Conversamos com o Dr. Marcello Machado da DogLicious sobre todas as orientações que o tutor precisa para acabar com o xixi e as fezes em lugares inadequados.

Em primeiro lugar, o espaço a ser escolhido para o animal fazer as necessidades deve seguir algumas regras. "Muitas vezes, o motivo para o cão fazer as necessidades no lugar escolhido por você é justamente a localização. Eles não vão usar esse cantinho se ele estiver próximo a água, comida ou cama. Por isso, escolha um local afastado e prepare com jornal ou tapete higiênico", sugere o médico.

Outro ponto importante é não dar broncas quando seu filhote fizer as necessidades no lugar errado."Dar broncas no animal neste momento só fará com que ele tenha medo de você. O que faz diferença é deixar claro onde você quer que ele faça. Mostre o local e procure levá-lo para lá. Agressividade e nervosismo só  prejudicam seu companheiro, podendo desencadear problemas psicológicos, como a coprofagia (nome científico que se dá para o ato de comer as próprias fezes ou de outros animais)".

Quando seu companheiro acertar o local, ele deve ser premiado, beijado, abraçado e festejado! "Se ele acertou o lugar que você escolheu para ele fazer suas necessidades, é importante oferecer uma recompensa para que ele associe aquele comportamento a algo bom. O melhor aliado para isso são gostosuras irresistíveis com texturas incríveis para conquistar seu amigo. É claro que não pode economizar nos carinhos!", comemora o veterinário.

O veterinário Marcello destaca também que os tutores devem ficar atento aos hábitos dos seus bichinhos."Entender o organismo do seu amigo pode ajudar você nessa missão de treinamento. É comum que os cães façam suas necessidades logo após comer. Sendo assim, esteja atento e, se perceber que ele não vai usar o cantinho certo, leve-o imediatamente para o lugar que escolheu".

O mais importante é ter paciência e não desistir de ajudar o seu pet, mesmo que ele já seja adulto, idoso ou tenha sido resgatado das ruas. "Para cumprir essa missão com sucesso é imprescindível que você tenha paciência e dedicação com seu companheiro. O adestramento de cães filhotes é mais fácil, já o de cachorros adultos possui uma dificuldade maior e, por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem — mas, isso não é motivo para desistir", conclui o médico.

fonte: Jornal do Brasil

Whatsapp