• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
13/05/2020
Imagem: Pixabay (retirada de https://tribunadejundiai.com.br/mais/mundo-pet/conheca-as-10-racas-de-caes-mais-inteligentes-do-mundo/) Imagem: Pixabay (retirada de https://tribunadejundiai.com.br/mais/mundo-pet/conheca-as-10-racas-de-caes-mais-inteligentes-do-mundo/)

Você já deve ter ouvido falar do ranking dos cachorros mais inteligentes do mundo?

Este Ranking da Inteligência dos Cães, surgiu após a publicação do livro ‘a inteligência dos cães’, lançado em 1995.

O livro foi desenvolvido pelo pesquisador, especialista em comportamento animal, Stanley Coren, o qual avaliou as raças de cães de acordo com a habilidade de aprender comandos e obedecer.

O estudo foi realizado por meio de um questionário que classificou 133 raças de forma gradual, de acordo com a pontuação recebida.

É importante ressaltar que o livro não estuda o quão determinado animal é inteligente de forma instintiva, ou seja, por ele mesmo. Mas, sim a sua relação com humanos.

Quando algo é destinado a medir a inteligência de alguém ou, no caso, de uma raça, é preciso saber quais foram os critérios e os métodos utilizados.

Nesse ranking é a facilidade e rapidez que determinada raça tem de aprender comandos e truques, bem como o seu nível de obediência.

Assim, ele leva em consideração a quantidade de repetições necessárias para que uma raça aprenda um novo comando e o seu tempo de resposta para fazer isso.

Quais são as graduações do Ranking?
O autor do livro classifica os cães nas posições de 1 a 80, onde a posição número 1 corresponde aos cachorros mais obedientes e aptos para o trabalho, são elas:

- 1 a 10: Estão nessa graduação os cães que após apenas cinco tentativas, já entendem o comando e não precisam mais repeti-los para aprender. Na verdade, para 95% desses cachorros, o comando só precisa ser ensinado uma única vez.
- 11 a 26: Nesta posição, estão os cães considerados excelentes para o trabalho. Os comandos precisam ser repetidos apenas entre cinco a quinze vezes.
- 27 a 39: Nessa posição, por sua vez, estão os cães acima da média, os quais precisam de até vinte repetições para que aprendam determinado comando. 70% desses pets, quando treinados, não precisam de repetição.
- 40 a 54: Aqui estão os cães com inteligência ‘intermediária’, que precisam de até 40 repetições para aprender o comando. Esse tempo de resposta, de acordo com o estudo, já é considerado lento.
- 55 a 69: estão essa graduação os cães com inteligência ‘razoável’, que necessitam de até 80 repetições para aprender um comando e, mesmo após aprender, podem não ser tão obedientes.
- 70 a 80: são os últimos graus da classificação. Esses são os cães considerados menos obedientes e inteligentes para o trabalho. Pode ocorrer, de um comando precisar ser repetido mais de 100 vezes, para que o cachorro realmente o execute de forma confiável.

Confira a lista das 10 raças mais inteligentes:
- Border Collie
- Poodle
- Pastor Alemão
- Golden Retriever
- Dobermann
- Pastor de Shetland
- Labrador Retriever
- Papillon
- Rottweiler
- Austrian Cattle Dog

fonte: Tribuna de Jundiaí



Whatsapp