• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
24/08/2020
Imagem: rawf8, de envatoelements Imagem: rawf8, de envatoelements

Já é sabido que rações de qualidade são fundamentais para o bom desenvolvimento dos animais. Porém, você sabe como uma alimentação de primor é produzida? De acordo com Daniely Salvador, coordenadora técnica da Quimtia Brasil, o primeiro passo é descobrir a necessidade nutricional de cada espécie e, para apurar isso, são realizadas avaliações de desempenho em estudos sediados em universidades ou centros de pesquisa. Nessas análises, os especialistas acompanham o ganho de peso diário dos animais, a melhora do status sanitário, realizam avaliações sanguíneas, de rendimento de carcaça, dentre outras questões.

A coordenadora afirma que animais de pesquisa costumam ter como fonte nutricional principal o milho, o farelo de soja e o farelo de trigo, além de vitaminas, minerais e aminoácidos. Já os animais de zoológico, suínos ou pequenos roedores são alimentados com rações compostas por diversas outras fontes. "Além dos ingredientes já citados, o leite integral, a polpa de beterraba e o óleo de linhaça também podem ser utilizados, mas a gama de componentes possíveis é muito grande, tudo depende da necessidade de cada animal", explica.

Para chegarem ao formato final das rações, as matérias-primas passam pelo processo de moagem, dosagem e mistura. Salvador explica que ainda é preciso realizar um processo térmico para deixar o mix no formato final da ração. "Existem duas maneiras de fazer isso: a peletização e a extrusão. A primeira comprime os ingredientes sob pressão e temperatura até formar o pellet, já a outra expande os ingredientes para modelar o extrusado", esclarece.

Já as rações destinadas aos animais de pesquisa necessitam passar por um processo a mais, o de irradiação ou autoclavagem. É importante destacar que todos os processos são acompanhados por especialistas qualificados, para que sejam realizados de acordo com todos os parâmetros previstos pela lei brasileira.

Quimtia Brasil
A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru) e na Ásia (China). No Brasil, a planta possui duas fábricas: uma de premix e outra de rações para animais de laboratório e de zoológico. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e oferece ainda um gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, os serviços de nutrição personalizada e as análises de matérias primas, entre outros.

fonte: Segs, escrita por Rafaela Foggiato