• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br

Neste modelo de Kit Automação para Extrusoras é possível cadastrar as diferentes receitas produzidas, onde para cada uma ficarão registradas a quantidade de água a ser inserida através da bomba de água potável no pré condicionador, as temperaturas de cada setor do canhão e saída do pré condicionador, a temperatura do vapor de aquecimento, além dos valores das velocidades dos motores para início de produção e plena carga.

As variáveis da máquina são monitoradas e controladas a partir de um set point indicado. Uma vez programadas as receitas, a máquina entra em start up específico da receita selecionada e se ajusta ao longo da produção.

A interface de operação com a máquina é feita a partir de uma IHM Touch Screen de 10” onde é possível cadastrar as receitas produzidas e retirar relatórios de produção através da utilização de um pen drive e log. O sistema possui login e senha para acesso e alteração, onde é possível escolher os níveis de acesso que cada usuário possa ter. Caso o painel elétrico original da máquina seja muito antigo, isto não é problema pois no kit automação foram previstas entradas e saídas, digitais, a relé e analógicas que podem comandar, sem qualquer dificuldade, outros equipamentos.

O Kit é composto de:

Painel completo para controle de válvulas, sensores, comando de partidas pré existentes, inversor para bomba de água do pré condicionador, IHM touch Screen de 10”, Controlador lógico programável, entradas e saídas, digitais e analógicas para comandar e supervisionar o sistema e painel pré existente, células de carga e caixa de junção para pesagem do tanque agitador, medidor de vazão de água, sensor PT-100 para medição de temperatura e controle do vapor através de válvula moduladora própria para vapor. Este kit possui a solução completa para automatização de máquinas extrusoras.  

 

Login e senha de acesso configuráveis:

No sistema do kit automação é possível cadastrar diversos usuários com suas respectivas senhas. Para cada usuário é possível escolher e selecionar os níveis de atuação e alteração dentro das funções existentes.

 

Relatórios de produção:

Através de um pen drive e uma liberação de acesso através do login e senha utilizados, é possível extrair relatórios de produção que contenham o tempo de produção, Ton/Hora produzida, qual receita estava sendo feita e qual operador estava responsável pela produção.

Água Potável do pré condicionador:

Através de um medidor de vazão instalado na entrada de água da Extrusora, o valor necessário é programado e através da variação de velocidade da bomba de água controlada por inversor de frequência, este valor é buscado constantemente. Caso os valores do medidor de vazão não estabilizem ou fiquem um determinado percentual fora do programado, o sistema conta um tempo e um alarme é indicado. A montagem do sensor é facilitada pelo fato deste ser do tipo inserção, ou seja, não é necessário efetuar o seccionamento da tubulação. Um simples furo no tubo, com o acoplamento de uma luva, pode ser suficiente na maioria dos casos. Diferentes tipos de conexões, como tês, abraçadeiras ou wafer, encontram-se disponíveis para outras situações. Devido a esta característica, toda a instalação é efetuada de modo fácil e rápido.

O sensor, que possui em sua extremidade um rotor, mede a velocidade de escoamento do fluxo no interior do tubo. Uma vez determinada a velocidade e conhecendo-se a secção transversal da tubulação, chega-se ao valor da vazão.

 

Temperaturas das zonas do Canhão e Pré Condicionador

Com medidores de temperatura tipo PT-100, a temperatura ideal de cada zona é parametrizada, o PT-100 indica a variação de temperatura e uma válvula moduladora de vapor tem seu controle alterado de modo a manter as temperaturas que foram previamente parametrizadas.

 

Medição de Produtividade

O Tanque agitador é composto por um conjunto de células de carga, caixa de junção e dois sensores de nível, máximo e mínimo. Através dos sinais de nível máximo e mínimo a lógica controla o abastecimento do tanque agitador, lendo o peso, calculando o tempo e assim obtendo a estimativa de produção da Extrusora.

   

 

Proteção anti embuchamento

Através do monitoramento da corrente do motor do canhão, um valor máximo para esta corrente é programado. Quando este valor excede um determinado percentual, também programável, é feito um desvio que transfere o produto do pré condicionador para fora da máquina, de modo que evite o embuchamento do canhão.

 

  Inversores de frequência nas principais partidas:

As partidas da Rosca Dosadora, Pré Condicionador, Facas e Bomba de água potável possuem partidas com inversores de frequência, onde se torna possível um leque de ajustes muito mais amplo, possibilitando não somente mais tipos de receitas serem produzidas com uma precisão, qualidade e uniformidade maiores do produto final.

 

Os ajustes, cadastros e parametrizações são extremamente intuitivos. Após uma vez produzido um determinado material, assim que todos os valores de temperatura, quantidade de água, velocidades dos inversores estiverem satisfatórios, uma tecla “SALVA VALORES” pode ser acionada e aquela parametrização para aquela receita em específico passa a ser o set point nas próximas produções.

Caso ainda sim, por quaisquer motivos, o operador julgue necessário fazer alguma alteração, o sistema permite através de uma senha especial cadastrada para pessoas autorizadas pela diretoria da companhia.

 

 

Financiamentos: Saiba mais

FINANCIAMENTOS

Nossos equipamentos estão cadastrados nas seguintes Linhas de financiamento:

  • FINAME (SOMENTE MODALIDADE EVENTOS)
  • PROJER
  • MODERMAQ
  • CARTÃO BNDES com parcelamento até 48 vezes.