• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
23/01/2017

Os cães digeriram menos gordura quando os cientistas adicionaram linhaça e cálcio em alimentos para animais de estimação

A mucilagem de linhaça e o cálcio podem servir como combinação de ingrediente funcional em formulações de alimentos para cães com perda de peso, porém mais pesquisas são necessárias, disse Charlotte Reinhard Bjørnvad, PhD, professora de medicina de animal de companhia na Universidade de Copenhague. Bjørnvad e sua equipe de cientistas veterinários observaram que os cães digeriram menos da gordura em suas dietas quando a mucilagem de linhaça foi adicionada ao alimento, especialmente quando o cálcio foi adicionado também.

"Os resultados apresentados são baseados em um grupo relativamente pequeno de animais, e encontramos algumas variações entre os cães", disse Bjørnvad, sobre sua pesquisa publicada no International Journal of Obesity. "No entanto, encontramos uma diminuição na digestibilidade aparente de gordura na dieta suplementada com linhaça em comparação com controle, o que indica que a suplementação de linhaça inibe a digestão ou absorção de gordura na dieta".

Estudo da linhaça em alimentos para cães

A experiência da linhaça envolvia onze cães de propriedade privada. Durante três períodos consecutivos de 14 dias, os cães receberam uma de três dietas com base em uma mistura de alimentos comerciais secos e enlatados. Em um deles, o alimento base foi suplementado com mucilagem de linhaça e cálcio. Outro foi suplementado com apenas a mucilagem de linhaça. A dieta de controle tinha apenas amido de batata adicionado.

As fezes dos cães nos dois últimos dias de cada período foram analisadas para determinar a influência das diferentes dietas na digestão dos cães. Na dieta de controle, a digestibilidade aparente de gordura foi de aproximadamente 97%.

No entanto, a digestibilidade aparente de gordura caiu para aproximadamente 93% na dieta com mucilagem de linhaça e cálcio e até aproximadamente 95% na dieta com linhaça. A digestibilidade de gordura da dieta com mucilagem de linhaça e cálcio foi significativamente menor, estatisticamente, do que a dieta suplementada apenas com mucilagem de linhaça.

Mucilagem de linhaça como ingrediente funcional de alimentos para cães

Ao digerir menos da gordura que consomem, a linhaça e cálcio combinados podem ajudar na formulação de alimentos para controle e perda de peso em cães, mas a quantidade precisa que pode ser usada com segurança para diferentes produtos alimentares para cães ainda não foi determinada, Bjørnvad disse. 

"Nos níveis utilizados no presente estudo, não deve haver quaisquer riscos para a saúde associados com o uso da mucilagem de linhaça", disse ela. "Além disso, não houve diferenças no conteúdo de água fecal ou matéria seca."

Em estudos-piloto, as concentrações mais elevadas de mucilagem de linhaça em alimentos para cães, por vezes, causaram diarreia, que parou quando a suplementação terminou, observou Bjørnvad. A fibra fermentável em alimentos para cães também pode aumentar a produção de gás, embora isso não tenha sido observado no presente estudo.

Havia também um limite para a quantidade de mucilagem que a equipe de Bjørnvad poderia misturar com os alimentos enlatados usados no estudo mais recente.

"Na formulação usada, onde era misturado pó de linhaça com o alimento enlatado, havia um limite para a quantidade que poderíamos implementar", disse Bjørnvad. "Talvez seja possível aumentar o nível de suplementação, implementando-o em outras formulações de alimentos para animais, por exemplo, croquete seco".

Em seu estudo, Bjørnvad usou uma formulação comercial patenteada de linhaça da Zaluvida.