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22/08/2016

· Nomes como Golden, Pedrigree, Dog Chow, Whiskas, Royal Canin, Cobasi, Petz, For Pets, Liberty, Health 4 Pet, Ouro Fino e Bayer são as maiores Forças da Marca e Valor Percebido para donos de pets e veterinários, nas categorias rações, lojas de varejo, planos de saúde e fabricantes de medicamentos.

Os sentimentos de donos de cães e gatos em relação a seus pets vêm provocando um grande aumento dos números em negócios, produtos e serviços nesse segmento, já que agora os animais são vistos “como um filho” ou “meu bebê”, uma evolução em comparação a 2014, quando a expressão “membro da família” prevalecia. Dessa forma eles recebem a melhor alimentação, cuidados de higiene e beleza, planos de saúde veterinários e medicamentos.

As constatações fazem parte do novo Estudo Petcare Cães e Gatos, que acaba de ser finalizado pela CVA Solutions, quando foram entrevistados 3.782 donos de cães e 2.206 donos de gatos em todo o país.

O potencial econômico desse mercado é muito grande. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2015 o faturamento do setor foi de quase R$ 18 bilhões, 7,4% superior a 2014. O Brasil já é o segundo país do mundo em faturamento e o terceiro em número de pets. São 132 milhões de animais de estimação, sendo 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. E para 2020 a projeção é de que se chegue a 100 milhões de cães e gatos.

Gastos
Para o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, esse mercado tem grande potencial para crescer, uma vez que boa parte dos donos de cães e gatos ainda precisa assimilar as novas orientações, como aderir à ração industrializada, frequentar o veterinário, ter um plano de saúde para seu pet e utilizar medicamentos. “Menos de 3% dos donos de cães e gatos já têm plano de saúde. E quando perguntados sobre a hipótese desse custo ser de R$ 70 ao mês, cerca de 30% deles afirmaram que contratariam. Ou seja, ainda falta o consumidor conhecer este serviço”, revela Cimatti.
De acordo com o novo estudo, os donos de cães gastam em média R$ 231,00 mensais (sendo R$ 129,00 com alimentação e R$ 102,00 com banho e tosa) e os donos de gatos gastam em média R$ 187,00 mensais (sendo R$ 112,00 com alimentação e R$ R$ 75,00 com areia sanitária).

Objetivo do estudo
O Estudo da CVA Solutions mostra o comportamento e hábitos dos donos de cães e gatos, a Força da Marca e o Valor Percebido (custo-benefício) das marcas de rações, do varejo de produtos pet, de fabricantes de medicamentos e de planos de saúde veterinários.

Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.

No estudo foram citadas pelos donos de cães e gatos as seguintes marcas de ração: Alpo, Beneful, Biriba, Bomguy, Champ, Club Performance, Deli Dog, Docão, Dog Chow, Cat Chow, Equilíbrio, Eukanuba, Faro, Frolic, Foster, Friskies, Golden, Herói, Hills Science Diet, Special Dog, Kanina, K&S, Líder, Max, Magnus, Naturalis, Max Cat, Nero, Pedigree, Premier, Premium Cat, Pro-Plan, Royal Canin, Sabor & Vida, Top Cat e Whiskas.

Nota boa entre 43 setores da economia
O setor Petcare aparece com uma nota boa, de 8,06 (em uma escala de 1 a 10), na 17ª posição, acima do setor de Laboratório de Análises Clínicas e ao lado de Drogarias. O Valor Percebido para os setores pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (8,87) e o pior o de Operadora de Telefonia Celular (5,95).

Valor Percebido – Ração para Cães
Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do cão avalia atributos como o resultado nutricional da ração no cão, o prazer que o cão come a ração, opções de sabores e tamanhos da ração, a facilidade de comprar a ração, o preço e rendimento da ração, e a quantidade e umidade das fezes produzidas.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em ração para cães foi atribuído à Golden, com nota 1,05. As marcas Bomguy, Magnus e Champ aparecem na segunda, terceira e quarta colocações.

Valor Percebido – Ração para Gatos
Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do gato avalia os atributos já descritos e também se a ração previne problemas de saúde no trato urinário do gato.
O Melhor Valor Percebido é da Golden (1,03), seguida da Royal Canin, Whiskas, Friskies e Cat Chow.

Força da Marca – Ração para Cães
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Pedigree, com 46,7%. Em segundo lugar aparece a Royal Canin, seguida da Dog Chow e da Golden.

Força da Marca – Ração para Gatos
A maior Força da Marca é da Whiskas com 50,3%, ficando em segundo lugar a Royal Canin, em terceiro a Golden, em quarto a Pro-Plan e em quinto a Cat Chow.

Varejo Pet
O pet shop de bairro é o principal canal de vendas de ração para cães. Mais de 35% dos donos de cães compram nesses locais pela proximidade, sendo que outros 30% compram em super ou hipermercados. Para os donos de gatos, o principal canal de vendas é o super ou hipermercado (36,5%), com a pet shop do bairro na segunda posição (34,2%). As mega pet shops aparecem na terceira colocação para donos de cães (17,4%) e para donos de gatos (13,7%).
Os varejos com maior Valor Percebido para donos de cães são o Pet Lov, com 1,062; seguido pela Cobasi, com 1,028 e pela Assai, com 1,026. Para os donos de gatos os varejos de maior Valor Percebido são Mundo Animal, com 1,051; Petz/Pet Center Marginal, com 1,040; Pet Lov, com 1,028; e Cobasi, com 1,013.

Planos de Saúde
Os planos de saúde para cães e gatos estão começando a ser uma tendência. De acordo com o Estudo Petcare da CVA Solutions, 2,6% dos donos de cães e 3,6% dos donos de gatos já contrataram um plano de saúde para seu pet. Nos próximos anos esse serviço deve tornar-se uma realidade, já que os entrevistados responderam que se o custo de um plano de saúde fosse de R$ 70,00 ao mês, 31% dos donos de cães contratariam, assim como 28% dos donos de gatos.

“É um mercado muito promissor. Se em 2020 o Brasil tiver 100 milhões de cães e gatos e 10% deles tiverem planos de saúde, seus donos deverão gastar anualmente R$ 8,4 bilhões”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.
Os planos de saúde citados pelos donos de cães são For Pets (14,3%), Liberty (12,2%), Helath for Pet (11,2%) e Porto Seguro (10,2%). Os donos de gatos citaram Liberty (16,3%), Porto Seguro (13,8%), For Pets (13,8%) e Azul Corp. (12,5%).

Veterinários, Balconistas e Criadores
O veterinário é o mais importante recomendador na compra de rações e outros serviços. Balconistas e criadores também são importantes recomendadores e influenciam o mercado. De acordo com o estudo, 33% dos donos de cães afirmam que levam seu animal ao veterinário duas vezes por ano e 21% uma vez por ano. No caso dos gatos, 26,6% dos donos disseram que levaram seu pet uma vez ao veterinário nos últimos doze meses e 26,3% duas vezes, no período.

A CVA Solutions entrevistou 373 veterinários e questionou-os sobre as maiores Forças da Marca entre os fabricantes de rações e de medicamentos para animais.
No caso de cães e gatos, 34,6% responderam que a Royal Canin é a maior Força da Marca, seguida pela Hills, Premier, Purina e Total Alimentos. Na questão sobre fabricantes de medicamentos, os veterinários responderam que a maior Força da Marca é da Ouro Fino (16,6%), seguida pela Bayer, Agener União, Virbac, Zoetis, Vetnil, Merial, Organnact, MSD e Elanco.

Perfil do Cão
O “vira-lata”, animal sem raça definida, é maioria (22,2%) e a raça Poodle é a segunda mais predominante (8,5%), seguida da Pincher (6,8%), Labrador (6,7%), Yorkshire (4,7%) e Pastor Alemão (3,9%). Mais de 60% dos cães são adultos (1 a 6 anos) e 67% pesam até 15 quilos. Ainda de acordo com o estudo, 80% dos cães vivem em casas e os restantes 20% em apartamentos. Quando indagados onde adquiriram seu animal, 41,5% disseram que foi um presente, 18,3% que compraram no criador, 13% em loja ou pet shop e 8,8% em feiras de adoção ou Ongs. Mais de 40% dos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa, o que reafirma o sentimento de que o animal é tido como um filho ou bebê.

Perfil do Gato
Também entre os felinos, o “vira-lata” é predominante (53,6%). O Siamês está em segundo lugar (25,8%), o Persa em terceiro (8,2%) e o Angorá em quarto lugar (5,5%). A maior parte, 68,6%, é de adultos (1 a 6 anos).
Entre os entrevistados, 32,5% encontraram o gato abandonado e o adotaram, 27% disseram que ganharam o animal de presente, 12,9% adquiriram o gato em feiras de adoção e 12% em pet shops. Mais de 81% vivem em casas e 19% em apartamentos, sendo que 65,8% deles passam a maior parte do tempo dentro de casa.

Hábito Alimentar – Cães e Gatos
Mais de 72% dos donos de cães dizem alimentar seu animal com ração, sendo que 63,8% exclusivamente com ração seca, 40,7% com ração úmida (sachê ou lata), 41,6% oferecem petiscos e 27,9% ossos. No caso dos gatos, 64% dos donos afirmam alimentá-los com ração, sendo que 54,8% exclusivamente com ração seca, 7,5% exclusivamente com ração úmida (sachê ou lata), sendo que 27% também oferecem petiscos. Os donos responderam mais de uma alternativa, sendo que uso dos tipos de rações, petiscos e até o oferecimento de comida caseira pode ser intercalado. Foram entrevistados donos que compravam algum tipo de ração.

RANKING: Rações, Varejo e Planos de Saúde

CÃES
-Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Rações:
1ºGolden (Premier), 2º Bomguy (FVO), 3º Magnus (Adimax), 4º Champ (Pedigree), 5º Pro-Plan (Purina), 6º Premier Pet (Premier), 7º Pedigree (Mars), 8º Special Dog (Special Dog), 9º Royal Canin (Royal Canin), 10º Faro (Guabi).

-Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Rações:
1º Pedigree (Mars), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Dog Chow (Purina), 4º Golden (Premier), 5º Pro-Plan (Purina), 6º Premier Pet (Premier), 7º Hills Science (Hills), 8º Eukanuba (Iams), 9º Special Dog (Special Dog), 10º Equilíbrio (Total Alimentos).

-Valor Percebido dos Varejistas:
1º Pet Lov, 2º Cobasi, 3º Assai, 4º Mundo Animal, 5º Petz/Pet Center Marginal, 6º Pet Camp, 7º Casa do Criador, 8º Extra Hipermercados, 9º Carrefour, 10º Walmart.

-Share Planos de Saúde:
1º For Pets, 2º Liberty, 3ºHealth for Pet, 4º Porto Seguro, 5º Mister Dog and Cats, 6º Petplan, 7º Vetplan, 8º Azul Corp., 9º Petcare Prevent, 10º Healthlife.

GATOS
Ranking: Rações, Varejo e Planos de Saúde

-Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Rações:
1º Golden (Premier), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Whiskas (Mars), 4º Friskies (Purina), 5º Cat Chow (Purina).

-Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Rações:
1º Whiskas (Mars), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Golden (Premier), 4º Pro-Plan (Purina), 5º Cat Chow (Purina).

-Valor Percebido dos Varejistas:
1º Mundo Animal, 2º Petz/Pet Center Marginal, 3º Pet Lov, 4º Cobasi, 5º Assai, 6º American Pet, 7º Atacadão, 8º Carrefour, 9º Walmart, 10º Extra Hipermercados.

-Share Planos de Saúde:
1º Liberty, 2º Porto Seguro, 3º For Pets, 4º Azul Corp., 5º Petplan, 6º Helath for Pet, 7º Pet Care Prevent, 8º Mister Dog and Cats, 9º Healthlife, 10º Vetplan.

CVA Solutions e Metodologia
A CVA Solutions (CustomerValueAdded) está há 15 anos no mercado brasileiro e 20 anos nos Estados Unidos. A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Amil, Boticário, Whirlpool, Porto Seguro, SulAmérica, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atlântica, Natura, Banco Santander, Bradesco e Itaú.
A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente.

O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.
Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.

Mais informações no site www.cvasolutions.com