• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
14/06/2016
Imagem retirada de http://cargopet.com.br/mercado-pet/ Imagem retirada de http://cargopet.com.br/mercado-pet/

Os brasileiros gastam mais de 15 bilhões de reais por ano com produtos e serviços para animais de estimação, segundo dados divulgados pela Abinpet. Os números colocam o País como segundo maior mercado do mundo. Os Estados Unidos lideram com o dobro do faturamento, seguido por Inglaterra, França, Alemanha e Japão. O PIB do mercado pet aqui no Brasil, por exemplo, compara-se ao dos eletrodomésticos da linha branca, como geladeira, fogão, máquina de lavar e forno micro-ondas.

Esta realidade permitiu que muitos empreendedores desenvolvessem seus negócios voltados para a prestação de serviços e comercialização de produtos voltados para os bichos domésticos. Bichos esses que estão presentes em 44% das casas brasileiras, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE com dados referentes a 2013.

Olhando para esse crescente mercado, a Golden PetStore, fundada em 1997 pela veterinária Marisa Bitante, buscou aprimorar e trazer novidades – assim como serviços - para agradar seus amigos pets. "A empresa possui uma equipe de profissionais treinados e qualificados para dar um bom atendimento aos seus clientes, os quais estão sempre em contato para atender as necessidades dos seus bichinhos", afirma a empresária.

Desde 2011, a loja mudou de rumo e focou no atendimento e criação de uma única raça, a Golden Retriever. "Nossos produtos exclusivos junto da criação de animais tornaram a loja um sucesso na cidade de São Paulo, o faturamento mais que dobrou no período. Trouxemos cães de diversos países para compor nosso canil, cães do Chile, Argentina, Colômbia, e nesse momento negociando com México, Peru e Estados Unidos", diz Marisa.

A psicopedagoga Maria Lúcia Caruso,"mãe" das Golden Retrievers Wendy e Gretha - ambas de 4 anos - tem um gasto mensal com os cães que chega aos R$ 700. Os cuidados incluem comida, banho, brinquedos, petiscos, passeis, medicamentos, produtos de limpeza e higiene. De acordo Maria, todo o cuidado é necessário, já que os pets são consideramos como membros da família.

Novidades no mercado pet
Com o constante crescimento do mercado, Marisa procura atender uma demanda reprimida, e por isso lançará em junho segunda unidade da Golden PetStore em formato de creche para animais, chamada GoldenPet Day Care. A ideia é oferecer 120 vagas na creche que atenderá todas as raças de cães.

Mesmo diante da crise, o seguimento Pet demonstra resistência aos baixos resultados da economia brasileira e visa formas práticas de melhorar a oferta nesse seguimento. Ainda assim, é preciso ter conhecimento e domínio de técnicas para conseguir atingir resultados positivos. O SEBRAE, por exemplo, desenvolveu uma página que ajuda o empreendedor avaliar as oportunidades e riscos antes de ingressar no seguimento - o que serve de "termômetro" para quem está interessado em criar o próprio negócio.

Entre as inovações encontradas no mercado, pode-se citar a Dog Beer, primeira empresa a fabricar cerveja para cães - sem álcool nem gás carbônico - com sabor de carne. Algo próximo a um "petisco líquido" para cães.

Com o crescimento evidente, a empresa conquistou uma forte presença nas mídias sociais. Hoje, já possuem mais de 587 mil seguidores no Facebook e quase 70 mil no Instagram e cerca de 10 mil seguidores no Snapchat, que buscam acompanhar o dia a dia da marca. As páginas são alimentadas com conteúdo para os proprietários da raça.