• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
08/06/2020
Imagem: Banco de Imagens Imagem: Banco de Imagens

Proteínas, carboidratos e vitaminas: Praticamente toda criança cresceu ouvindo a respeito deles enquanto seus pais precisavam convencer seus pequenos a manter uma alimentação bem balanceada para que a saúde seguisse sempre em dia. Mas, e quanto aos pais e seus filhos pets? Acredite, ou não, até mesmo eles precisam de atenção nutricional e de acordo com uma especialista, pode não ser tão difícil assim dar uma aos gatos e cães domésticos.

Amanda Godoy se formou como veterinária devido ao amor que sentia desde criança pelos bichinhos, mas foi apenas enquanto ela já estava estagiando que acabou conhecendo os métodos nutricionais criados especificamente para mascotes. De lá para cá, a profissional decidiu se especializar na área e já é referência na Baixada Santista.

"Eu estava no penúltimo ano da faculdade e comecei a estagiar em uma empresa de ração, onde, aliás, eu fui promovida e trabalho até hoje. Como existiam muitos treinamentos sobre os produtos e nutrição, acabei me encantando pela área que até então não havia tido um contato tão direto e aí comecei a pesquisar mais sobre o assunto, fazer alguns cursos e outros estágios", explica.

Apesar de ser um assunto extremamente comum entre nós humanos, a nutrição de animais silvestres e domésticos também possui suas complexidades e já é peça chave entre criadores e até mesmo donos de mascotes.

"É uma área tão importante e não tem o reconhecimento que deveria", explica.

Ela explica ainda que apesar de terem organismos totalmente diferentes, os animais domésticos têm respostas bastante parecidas com a das pessoas quando o assunto é alimentação saudável.

"Para termos energia e disposição todos os dias, precisamos nos alimentar adequadamente, com os animais é a mesma coisa. A nutrição veterinária é a área da medicina veterinária que cuida da alimentação necessária para cada animal, porque cada espécie tem uma necessidade nutricional diferente. A alimentação é a base de tudo, ela oferece os nutrientes que nosso organismo precisa para funcionar perfeitamente, e influencia na qualidade de vida do animal, quanto melhor for a alimentação deles, melhor vão ser os benefícios que ela irá trazer. É importante oferecer um alimento de boa qualidade para os animais, assim prevenimos problemas futuros".

Devido a isso, uma má nutrição também pode trabalhar contra a saúde dos cães e gatos, podendo, até mesmo, encurtar a vida deles em diversos anos se negligenciada.

"Como a gente quando não nos alimentamos direito, não ingerimos os nutrientes necessários, acabamos tendo vários problemas de saúde, com os animais é a mesma coisa, se eles não forem nutridos adequadamente, pode trazer várias consequências, como problemas de pele, problemas em ossos e no metabolismo, prejudicando assim a qualidade de vida deles".

Apesar de demandar uma atenção alta, Amanda explica que os donos que cuidam de seus pets servindo as rações mais tradicionais não precisam entrar em pânico, pois já iniciaram a nutrição dos animais com o cardápio mais indicado.

"É importante lembrar que como nós, os animais também devem realizar consultas periódicas com um médico veterinário, para poder avaliar a saúde do seu animal. Além disso, se você oferece uma ração de boa qualidade para o seu animal e oferece a quantidade que é indicada pelo fabricante, não tem porque se preocupar.

Mas essa, entretanto, pode não ser a única opção, e os donos mais exigentes também podem optar por dietas mais específicas.

"Hoje temos diversas opções de rações no mercado e temos a opção de realizar a dieta caseira que precisa ser devidamente balanceada e suplementada por um profissional. A ração é uma opção mais prática, segura e até mesmo mais barata, já a dieta caseira exige um planejamento, preparo e dedicação. A escolha do alimento a ser oferecido para o animal, depende, principalmente, do proprietário para ver o que melhor se encaixa na sua rotina".

fonte: Diário do Litoral, escrita por LG Rodrigues



Whatsapp