• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
19/01/2017 Por Carolina Padovani

Espécie caracterizada por agregar uma extensa variedade de portes e pesos, os cães se diferenciam não apenas por suas características morfológicas, mas também por variações fisiológicas e metabólicas já cientificamente comprovadas, incluindo também as particularidades de algumas raças.

O apetite caprichoso, ou seja, a característica de ser naturalmente mais exigente no que se refere a palatabilidade do alimento, é uma das particularidades de cães de pequeno porte (até 10kg quando adultos) descritas na literatura.

royal

Especialista conta que resultados de pesquisas revelam que cães pequenos apresentam preferência por croquetes arredondados (Foto: divulgação)

Além de fatores fisológicos como sexo, idade e saúde, que influenciam e modulam a percepção dos perfis aromáticos dos alimentos, os componentes anatômicos são importantes fatores relacionados à seletividade, sendo eles a área de superfície da mucosa olfativa, o número de receptores olfativos, assim como a anatomia facial.

Quando avaliamos e comparamos o número de células olfatórias de cães, há uma variação significatica entre os portes refletindo diretamente na menor acuidade olfativa dos cães pequenos com consequente maior nível de exigência alimentar, refletindo no apetite altamente caprichoso, necessitando de alimentos muito atrativos.

O sentido do olfato possui um importante papel na palatabilidade do alimento para cães, pois está relacionado especialmente com a fase de seleção do alimento, a qual precede a ingestão. Esta fase associada às fases de apreensão e gustação, além da intensidade e a rapidez de ingestão, são qualificadas como palatabilidade do alimento. A fase de apreensão do alimento, determinada pelo tamanho (diâmetro e espessura), formato, textura e densidade do croquete, impacta na preferênia alimentar e também está relacionada ao porte do animal. Resultados de pesquisas revelam que cães pequenos apresentam preferência por croquetes arredondados.

Com o objetivo de estimular a aceitação do cão pequeno, é fundamental entender e  atender sua preferência natural.

O uso de um alimento específico formulado especificamente para atender as particularidades e necessidade de cães pequenos contribui para a qualidade de vida e bem-estar destes animais.