• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
21/06/2016
Imagem retirada de https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/240262/pet-desnutrido-tem-mais-chances-de-ficar-doente Imagem retirada de https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/240262/pet-desnutrido-tem-mais-chances-de-ficar-doente

A nutrição balanceada é essencial para o desenvolvimento adequado de um pet, assim como para manter sua saúde. Desse modo, é fundamental que o tutor conheça os hábitos alimentares de seu animal de estimação. Oferecer sobras de comida humana ou preparos inadequados pode fazer com que o pet fique desnutrido, levando ao aparecimento de doenças.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a ração industrializada é um bom exemplo de fonte de nutrição balanceada para animais, pois contém vitaminas, sais minerais e proteínas na proporção correta para cada fase da vida do animal – seja em crescimento, adulto ou sênior –, o que evita o aparecimento de quadros de desnutrição e as doenças decorrentes. O mercado brasileiro de alimentação para pets é amplo, com opções Premium, de níveis nutricionais superiores, e ainda os Super Premium, com a mais alta tecnologia em nutrição disponível.

O sistema imunológico dos animais é fortemente influenciado por sua condição nutricional, assim como o próprio efeito dos medicamentos no corpo dos pets. Por exemplo, uma alimentação carente em proteínas causa perda de músculos e, consequentemente, diminuição de sua resposta imune, o que também acontece quando falta vitamina E, principalmente nos pets idosos. A falta de vitamina A torna os animais mais predispostos a infecções, e quando há níveis baixos de elementos como o zinco, ferro, cobre, magnésio e selênio, os resultados incluem problemas de pele e o enfraquecimento do sistema imunológico.