• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
19/02/2021
Imagem: LightFieldStudios, de envatoelements Imagem: LightFieldStudios, de envatoelements

Atualmente existem muitas variedades de rações para gatos, apenas algumas colocam informações básicas na parte da frente da embalagem da ração. É natural que alguns tutores acabem não tendo o cuidado extra de ler as informações da embalagem, já que essas informações acabam sendo muito técnicas, não chamando a atenção até mesmo de um tutor muito cuidadoso.

É bastante fundamental que os gatos tenham uma alimentação extremamente balanceada, pois todos os gatos são muito exigentes. Mas afinal, considerando esses requisitos, qual é a melhor ração para gatos? Primeiro é preciso entender sobre a importância de escolher a melhor ração para os gatos, essa questão alimentar já é bastante antiga, sendo proveniente dos grandes felinos.

Os gatos são considerados carnívoros obrigatórios, isso quer dizer que eles precisam de nutrientes encontrados em fontes de origem animal. Seus mais antigos ancestrais como leões, tigres e outros grandes felinos, eram e são caçadores, precisam das suas presas. A carne e a gordura das presas possuem muitas proteínas, esse consumo é em quantidades pequenas, fazendo com que a ingestão de carboidratos seja mínima. Em comparação com os gatos domésticos, esse fato não é muito diferente, pois eles também requerem uma variedade de nutrientes, como vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos.

A diferença é que atualmente os gatos não comem presas e todos os alimentos são preparados e comercializados, por isso é necessário descobrir qual é a melhor comida para gatos. Essas dietas têm níveis variados de água, proteína, densidade calórica, palatabilidade e digestibilidade. E são desses nutrientes essenciais que os gatos precisam para ter uma dieta balanceada, caso contrário, terão uma alimentação de má qualidade.

Consequências da alimentação incorreta em gatos
Infelizmente muitos tutores tem a mentalidade de que comprar a ração mais barata, é a que será melhor para o gato e na realidade, as coisas não funcionam assim. A má alimentação pode estar associada a diversas doenças e pode prejudicar muito a saúde do seu gato. Isso ocorre porque a ração tende a não ter os nutrientes completos e, a longo prazo, a redução dos nutrientes essenciais prova danos à saúde, que podem até levar o gato a óbito. Algumas das doenças podem ser:

Diarreia em gatos
Não é em si considerada uma doença, mas é um dos principais sinais clínicos da má alimentação. Ela está associada a distúrbios no trato gastrointestinal, quando o organismo sente que ingeriu algo errado, a sua resposta é eliminar fezes amolecidas. Esse sinal clínico pode estar associado a afecções como:

-Gastroenterite
-Alergia alimentar
-Intoxicação alimentar

Parasitas intestinal
Relacionado apenas a má alimentação, a diarreia ocorre quando a ração para gatos ruim possui um excesso de proteínas ou gorduras. Assim como se o alimento for conservado de forma incorreta pode se tornar rançoso, provocando mal-estar geral.

Obesidade em gatos
A obesidade pode acometer gatos com uma alimentação inadequada, o sedentarismo também é culpado nessa história. Muitas rações possuem carboidratos em excesso, ele acaba predispondo com que o gato se torne obeso. A obesidade também acaba predispondo a algumas doenças como:

-Alterações cardíacas
-Alterações vasculares
-Diabetes
-Dores nas articulações
-Dificuldade para respirar

Alergia alimentar em gatos
Rações para gatos de má qualidade não prezam pela qualidade dos seus ingredientes, então pode ser que alguns dos ingredientes possam ter potencial alérgico para o gato, como algumas proteínas ou ácidos graxos. Estes podem ser fatais, causando reações alérgicas e sinais como:

-Coceira em excesso
-Áreas do corpo avermelhadas
-Manchas pelo corpo
-Inchaço em algumas regiões do corpo
-Dificuldade respiratória

Gastrite aguada em gatos
A gastrite aguda também é causada por má alimentação, nesse caso, ela acontece pela ação bacteriana, que pode ser provocada por verminoses e intolerância alimentar. Essas reações acontecem porque a ração pode estar vencida – comum de ocorrer na venda de rações a granel; estragada ou má conservada.

Muitos gatos quando não se sentem satisfeitos com a alimentação, acabam buscando outras fontes de alimento, podendo revirar o lixo e comer qualquer coisa que pareça interessante pela frente, para tentar saciar a sua necessidade nutricional.

Principais critérios para escolher a melhor ração para gatos

Para garantir a confiabilidade das informações, vou trazer aqui alguns critérios do Guia Para Um Gato de 14 Vidas para escolher a melhor ração para gatos.

É fundamental pensar que qualquer animal de estimação merece uma dieta balanceada, isso não significa que necessita ser a ração mais barata ou a mais cara. Sendo assim, é necessário escolher a ração que possui os nutrientes essenciais para o crescimento e bem-estar do gato. A maioria dos alimentos inseridos na ração são secos, seus ingredientes contêm de 6 a 10% de água na composição. Esses ingredientes podem incluir:
-Carnes ou subprodutos
-Aves ou subprodutos
-Grãos ou subprodutos
-Farinhas – peixe e ossos
-Fibras
-Derivados do leite
-Vitaminas e maneirais – em suplementos

Além do material de origem animal, os grãos para ração são revestidos por substâncias que aumentam o sabor, como por exemplo gordura animal, que torna a ração mais saborosa. Porém, em comparação com a ração úmida ou semiúmida, a ração seca pode ser menos atrativa ao paladar felino.

A ração seca contém muitos nutrientes e vitaminas, e os gatos precisam desse tipo de nutrição em diferentes estágios de suas vidas. A vantagem é que em comparação aos alimentos úmidos que precisam ser consumidos no mesmo dia, se os alimentos secos se forem bem conservados, durarão muito mais tempo e, portanto, não apodrecerão.

A ração semiúmida, tem muita carne na sua composição, possui 35% de umidade, algumas possuem farelo de soja, grãos, cereais e conservantes para finalizar o produto. Em paralelo tem a ração enlatada, que possui 75% de umidade, sendo uma excelente fonte de água na dieta.

As duas últimas opções precisam ser armazenadas e consumida em um curto período de tempo, pois não foram feitas para serem expostas ao ar por muito tempo. Se ficarem muito tempo expostas, podem se tornar rançosas.

Há rações caracterizadas como gourmets, que possuem ingredientes mais naturais e são feitos por empresas muito responsáveis, que escolhem alimentos de qualidade e cortes nobres para ser uma boa fonte de alimentação para os gatos.

Mas afinal, tem exemplos de melhores rações para gatos? Vamos a algumas rações boas para gatos

O desenvolvimento de rações comerciais visa fornecer aos gatos a nutrição correta e o equilíbrio calórico, e algumas informações básicas podem explicar qual é o melhor alimento para gatos.

Para saber qual é a melhor ração para gatos observar a lista de ingredientes é essencial, mas devemos observar com atenção sua organização.

A lista de ingredientes deve ser organizada em ordem decrescente de peso proporcional, de modo que alimentos como carne e seus derivados devem ser grandes. Desta forma, a ração terá ingredientes animais suficientes para fornecer aminoácidos essenciais e ácidos graxos.

Muitas das rações do mercado possuem uma ótima procedência e são indicadas por profissionais da área. Caso o tutor esteja buscando algo bem completo, sem alguns componentes ruins como:
-Transgênicos
-Conservantes
-Corantes artificiais

Existem duas rações para gatos disponíveis no mercado que não possuem esses componentes e, além disso, possuem valores ótimos de proteína, gordura, fibras e umidade.

EFarmina N&D (Natural & Delicious)
ssa é uma linha de ração especial para gatos da Farmina, que possui ingredientes de alta qualidade e palatabilidade. A vantagem dessa ração é que ela apresenta diversos sabores diferentes, assim como possui ovos na composição.

Há linhas especiais para cada necessidade, seja para gatos com problemas renais, pelo, acima do peso e para qualquer fase da vida. Vale a pena pesquisar a respeito dessa linha especial, porque todos os ingredientes são bem naturais e extremamente selecionados. A única desvantagem é que, o preço acaba sendo elevado, por conta da grande quantidade de alimentos diferentes.

Biofresh
A ração da Biofresh é uma marca super premium, que também é bem semelhante com a opção acima. Todos os componentes e ingredientes da ração são naturais e não possuem grãos na sua composição.

Outra coisa a se parabenizar, é que a marca utiliza ingredientes frescos, que são bem conservados! O único ponto negativo da marca, é que ela não possui linhas para animais com algum tipo de doença, apenas para filhotes, adultos e castrados.

Caso queira aprender a discernir os ingredientes das embalagens para saber qual é a melhor ração para gatos que cabe dentro do seu orçamento, assista ao vídeo desse link, que te dá algumas dicas e fala como você pode aprender a ler as embalagens de ração para gatos.

Alimentação natural para gatos
A alimentação natural pode ser um substituto de refeições para alguns tutores que desejam economizar com a ração.

Também é uma opção para os gatos que possuem alergia alimentar. Nesse caso, é importante ter um acompanhamento bem detalhado de um médico veterinário especializado nessa área. Alguns benefícios para os tutores são:
-Economizar na ração e nos ingredientes
-Alternar o cardápio
-Saber o que está sendo colocado no alimento
-Preparo do alimento feito pelo tutor

Já para os gatos os benefícios são:
-Alimentos com maior quantidade de água
-Melhora a função do sistema urinário
-Livre de aditivos e outros ingredientes que possam fazer mal
-Fezes com menor volume e odor
-Reduz problemas de pele.

Vale lembrar, que a alimentação natural pode ser congelada em pequenas marmitas, mas o ideal é fornecer sempre os alimentos em temperatura ambiente, frescos e não os deixar expostos ao tempo, porque podem estragar também se não forem refrigerados.

Portanto, considerando a importância de seus nutrientes, aditivos, suplementos, vitaminas e minerais, é necessário realizar algumas pesquisas e comparações para responder quais gatos são mais adequados para o consumo. O responsável precisa avaliar o estágio de vida do gato e fornecer alimentação consistente e de alta qualidade para que seu corpo precise de suplementos e nutrição adequada.

Caso queira ver uma receita de comida natural para gatos e também a aprender a alimentar melhor o seu gato e ainda economizar, clique aqui para ler um artigo completo que irá te dar essas dicas.

fonte: JE Online