• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
11/05/2016

Se passar por sua loja favorita ou por uma loja especializada em animais de estimação, encontrará um número ilimitado de marcas, formulações, preços e formas de produtos pet food. Mas o que é melhor para seu animal de estimação e por quê? Este artigo irá limitar esta discussão para alimentos para cães.

Ao examinar cada marca ou embalagem, notará uma variedade de ingredientes utilizados no processamento de alimentos para animais de estimação, alguns grãos, outros com uma quantidade limitada de grãos e outros sem grãos. Para além da abordagem à formulação que considere melhor para um animal de estimação, os ingredientes são cuidadosamente selecionados para atender às exigências do animal de estimação em diferentes fases do seu crescimento, de acordo com seu sexo e atividade.

A maioria dos alimentos secos para cães são produtos extrusados. Como se sabe, a extrusão é o processo de cocção da formulação completa sob pressão, calor e umidade, para alcançar uma maior digestibilidade dos nutrientes, tais como grãos de amido, esterilizar o produto, destruir quaisquer toxinas provenientes de um ingrediente e reduzir a umidade para um nível que promova maior vida útil durante o armazenamento.

À medida que os alimentos secos para cães são compostos de nutrientes concentrados, ao contrário dos alimentos úmidos (enlatados) que têm um teor de umidade mais elevado e os nutrientes diluídos, a taxa de alimentação é muito menor. Existem algumas preocupações sobre a formação de tártaro e cáries dentárias devido ao consumo de alimentos enlatados, enquanto que o consumo de alimentos secos ajuda a manter os dentes limpos e gengivas saudáveis.

Caso esteja no negócio de alimentos para animais e use tecnologia de extrusão, deve-se ter certeza de contar com o auxílio de um nutricionista para animais que interaja com o responsável pelas compras de ingredientes e com o operador, para alcançar um alimento de qualidade, saboroso e de longa vida útil, quando armazenado em local fresco e seco. Sendo novo no negócio de extrusão, o fabricante da extrusora poderá fornecer medidas adequadas para estabelecer parâmetros ótimos de extrusão, necessários para produzir a forma, capacidade e consistência de um alimento seco de qualidade para animais de estimação.

Para maiores informações sobre formulações de alimentos extrusados para animais de estimação, entre em contato com Dr. Nabil Said e Dr. Dave Albin da Insta-pro International.

Fonte: All Extruded