• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
03/08/2020
Imagem: Elegant01, de envatoelements Imagem: Elegant01, de envatoelements

A alimentação balanceada é indispensável para a saúde nos pets. Atualmente, há uma diversidade de rações que variam na qualidade, sabor e necessidade de cada animal.

No entanto, alguns cães e gatos e possuem determinadas patologias precisam se alimentar com rações especiais que são indicadas pelo veterinário e tornam-se auxiliares no tratamento de algumas doenças ou condições de saúde de cada animal, principalmente aqueles que possuem doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e insuficiência renal.

O objetivo das rações especiais é proporcionar ao animal melhor aproveitamento energético e nutricional. Para isso, são formuladas com nutrientes específicos que são balanceados de acordo com a necessidade de cada patologia.

As rações para cães acima do peso, por exemplo, são formuladas para terem menor valor energético, mas são ricas em vitaminas, minerais e fibras que mantém a saúde do pet. Já os cães com diabetes necessitam de rações com mais fibras e carboidratos de lenta absorção que controlam os níveis de açúcar no sangue.

Outra patologia comum nos pets, é a Doença Renal Crônica (DRC) que causa perda ou redução das funções dos rins. O cuidado alimentar é uma das bases do tratamento e inclui rações específicas para essa doença. Neste caso, o alimento deve ter menos fósforo em sua formulação com o objetivo de não agravar o quadro.

Algumas raças são mais suscetíveis ao aparecimento de alergias. E assim como nós, humanos, os pets também podem serem alérgicos a determinados alimentos. As rações hipoalérgicas ou “sensitive” são formuladas com mais concentração de Ômega 3, vitaminas e possuem ingredientes menos alérgicos em suas formulações, como a proteína de cordeiro. Há também rações para a melhoria da pelagem.

Donos de gatos castrados também devem se preocuparem com a nutrição dos bichanos, já que o processo de esterilização do animal causa uma série de mudanças metabólicas, que pode resultar em aumento de peso e em futuros problemas renais. Para evitar, investir em uma ração especial para gatos castrados é uma ótima escolha, pois trata-se de um alimento balanceado em calorias, minerais e proteínas.

Apesar da diferença do preço comparado às rações convencionais, vale a pena investir na ração especial. A saúde do seu pet agradece. Na Celeiro Agro e Pet você encontra toda a linha de rações especiais para o seu cão ou gato das melhores marcas e com preços especiais.

fonte: Região Noroeste