• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
20/12/2016

A Ferraz possui equipes qualificadas e certificadas para realizar os serviços de instalação de linhas de ar comprimido e de vapor em fábricas de ração animal. A parceria que temos com fornecedores de compressores de ar e de caldeiras garante o fornecimento aos nossos clientes de todos os componentes e serviços necessários.

Em relação às linhas de ar comprimido, o projeto contempla os seguintes desenhos: P&ID (fluxograma), modelos 3D, ortográfico (2D) e isométrico. O dimensionamento da capacidade é customizado de acordo com as necessidades de cada cliente, considerando dados tais como a localização dos equipamentos pneumáticos na fábrica, pressão de ar necessária para alimentação e extensão  total da rede.

O material padrão utilizado para tais instalações de linhas de ar comprimido é PPR Poliuretano ligado por termofusão, que apresenta vantagens sobre outros tipos de materiais tais como tubulação de aço galvanizado, a saber: instalação mais rápida e ausência de cavidades e oxidação. Utilizamos purgadores e estações de pré e pós filtro para realizar o tratamento do ar nas linhas instaladas.

 

Em relação às linhas de vapor, utilizamos tubulação schedule 40 sem costura, atendendo às exigências da Norma Regulatória 13, que aborda vasos de pressão. Contemplamos nos projetos de geração de vapor caldeiras à lenha, GLP ou diesel, dependendo das preferências de cada cliente. Consideramos também a necessidade em termos de consumo de vapor por hora dos equipamentos na fábrica de nossos clientes para dimensionar a caldeira e a rede de tubulação necessárias para o projeto.

Nossos projetos contemplam sistemas para reaproveitamento do condensado, que é o líquido formado quando o vapor passa do estado gasoso para o líquido.

Em um processo de aquecimento, condensado é o resultado após o vapor ter transferido uma porção da sua energia térmica conhecida como calor latente para o produto, linha ou equipamento que está sendo aquecido.

 

Exemplo de projeto da Ferraz para linha de vapor e de ar comprimido em fábrica de ração animal:

 

 

 

Imagem de linha de vapor projetada e instalada pela Ferraz:

 

 

 

Algumas dicas que passamos para nossos clientes em relação a instalações de ar comprimido:

  • Fazer com que o ar de admissão no compressor seja limpo e fresco. Utilize o ar de fora da sala para compressão quando for possível.
  • Gerar ar comprimido com a pressão mais baixa possível que se ajuste aos locais de uso.
  • Certificar-se de que o projeto da rede de distribuição de ar comprimido não produza uma queda de pressão excessiva entre a geração e a utilização pelos usos finais.
  • Recuperar o calor da compressão gerada no inter-cooler e after-cooler sempre que possível.
  • Assegurar que os controles de compressores instalados no sistema resultem em uma operação eficiente.
  • Controlar para que a geração seja bem ajustada ao consumo e de forma eficiente. Os controles dos compressores devem assegurar o mínimo consumo de energia durante pouca carga ou em alívio.
  • Remover ou isolar linhas não usadas e minimizar quedas de pressão através da rede.
  • Garantir que o compressor da planta esteja operando conforme as especificações dos fabricantes e dos equipamentos fornecidos.
  • Ajustar objetivos e estabelecer um programa de monitoramento. Eles serão úteis para gerar referências de consumo e indicar futuras irregularidades.
  • Ter como objetivo identificar a situação presente e quantificar os usos e desperdícios existentes. Um processo de avaliação e diagnósticos será importante para obter redução de energia elétrica e economia de dinheiro.

 

Algumas dicas que passamos para nossos clientes em relação a instalações de linha de produção de vapor:

 

O que é recuperação de condensado?

Se 1t/h de vapor é fornecido ao equipamento para o processo de aquecimento, então a mesma quantidade de condensado (1t/h) precisa ser descarregada a partir do equipamento. Recuperação de condensado é um processo de reuso da água e do calor sensível contido no condensado descarregado. A recuperação do condensado , ao invés de jogá-lo fora, pode levar à economia significativa de energia, tratamento químico e recuperação da água.

Condensado pode ser reutilizado em muitos diferentes caminhos, por exemplo:

  • Como água de alimentação aquecida, enviando o condensado quente de volta para o desaerador da caldeira.
  • Como pré-aquecimento, para qualquer sistema de aquecimento que seja aplicável.
  • Como vapor, através de reuso do vapor flash.
  • Como água quente, para limpeza do equipamento ou outras aplicações de limpeza.
  •  

Os benefícios de recuperação do condensado

Reuso do condensado quente pode levar à redução considerável em termos de energia e recursos de água, bem como melhoria das condições de trabalho e redução da pegada de carbono da sua planta.

 

Redução do custo de combustível

Condensado contém uma quantidade significativa de calor sensível que pode ser contada em torno de 10% a 30% da energia térmica inicial contida no vapor.

A alimentação da caldeira com o condensado de alta temperatura pode maximizar o resultado, pois menor energia térmica é necessária para transformar a água em vapor. Quando recuperado e reutilizado de maneira eficiente, o condensado pode tornar possível a redução do combustível da caldeira em torno de 10 a 20%.

 

Bibliografia:

AQUINO, S. GUIA PARA REDUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E ECONOMIA EM SISTEMAS DE AR COMPRIMIDO; IBAC – Instituto Brasileiro do Ar Comprimido; 2013 Disponível em: http://ibac-sa.blogspot.com.br/2013/04/economia-de-ar-comprimido.html

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS, FUPAI/EFFICIENTIA; Eficiência Energética no Uso de Vapor. Rio de Janeiro: Eletrobrás, 2005.Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2014/04/22/6281/LivroVapor.pdf