• Telefone: +55 16 3934-1055 / +55 16 3615 0055
  • E-mail: ferraz@ferrazmaquinas.com.br
08/04/2021

O BRASIL

Mês de Abril... muitos de nós nem nos lembramos que em 22 de Abril de 1500 chegaram os portugueses ao nosso litoral, e se deparam com milhões de índios que aqui já viviam.

A estranheza foi grande... idioma, cultura, clima e outras coisas. Foram muitas perdas e ganhos.

Dentre os ganhos, nossos ancestrais conheceram a galinha, carneiro, gado bovino, pato, porcos e gansos. Dentre as perdas, conhecemos o racismo, a corrupção e a descomunal exploração ambiental. Desde muito antes desta data, o homem já consumia carne para atender às suas necessidades de proteínas. Com a colonização, percebemos que a domesticação dos animais facilitaria a alimentação e que a boa alimentação animal influenciaria nos resultados finais da cadeia alimentar.

Além disso, com os portugueses, também desenvolvemos o hábito de ter animais de estimação.

Depois de quase 300 anos como colônia, veio a nossa Independência em 1822, na mesma época que o mundo vivia a Revolução Industrial, que substituía as ferramentas manuais por máquinas.

Após a Independência, e até hoje, o Brasil continua caminhando lentamente para o desenvolvimento, porém ainda com muitos problemas estruturais.

 

A FERRAZ

A Ferraz inicia suas atividades aqui em Rib. Preto:

- Em 1980, o Sr. Luiz – já com a ajuda de seus filhos – iniciam a produção de pequenas fábricas de rações para fazendas, utilizadas para avicultura / confinamento, suinocultura etc.

- Em 1996, a Ferraz começa a produzir extrusoras para a fabricação de rações de Pets e Peixes, já com um espaço de 1.800 m² e com 30 funcionários.

- Em 2002, as máquinas Ferraz foram apresentadas ao mundo e as primeiras exportações foram realizadas, ao passo que hoje já correspondem à quase 30% de suas vendas.

- Em 2005 é vez de começar a fabricação de Peletizadoras.

- Em 2010, é o único fabricante nacional a Fornecer Fábricas completas para produção de rações Farelas, Extrusadas e Peletizadas.

- Em 2015, é hora de buscar o futuro e de complementar a parte mecânica dos equipamentos, iniciando assim, o departamento de elétrica e automação.

- Em 2017, a Ferraz constrói novos galpões para aumentar seu parque fabril.

- Em 2019, Ferraz moderniza suas máquinas, importando da Europa tornos com tecnologia de ponta e máquinas para produzir matrizes de Peletizadoras de todos os modelos, inaugurando na sequência, a Ferraz Parts.

- Em 2020, o Brasil tornou-se o 2º maior consumidor de produtos Pets do mundo, a Ferraz faz 50 anos e consolida-se como maior fabricante nacional de equipamentos para produção de ração animal, contando com 300 funcionários e um parque fabril de 25.000 m².

 

E VOCÊ?

Quando iniciou sua história? E quando sua história se juntou à da Ferraz? Olhando para trás, sua história se parece mais com a do Brasil ou com a da Ferraz?

 

Por Eliani Almeida 

Há 19 anos à frente do departamento comercial da Ferraz